Por que desenvolver um site em WordPress? 9 Razões Para Você Dizer Sim.

WordPress, o que é?

É o mais eficiente sistema e plataforma de gerenciamento de sites e blogs do mundo. Como plataforma de código aberto, possibilita desenvolver um site em WordPress personalizado e diferenciado. Como resultado, você tem inúmeros recursos disponíveis: temas, layouts, widgets, plugins e muitos outros para a criação de todo tipo de site e blog que você possa imaginar.

Se você precisa arquitetar um site ou blog para sua empresa ou para sua marca, a melhor opção é sempre aquela que possibilita maior flexibilidade e segurança em todo processo.

Diversos web sites famosos utilizam está plataforma para aumentarem sua presença digital e garantir a transformação digital de suas empresas. O famoso blog The News York Times e CNN, ambos foram construídos no WordPress.

Mais de 30% de todos os sites do mundo utilizam esta plataforma, ou seja, cerca de 74 milhões de sites pelo mundo. É bom motivo para acreditar que este é o lugar certo para você desenvolver seu site. Além disso, existem outras razões para optar por esta plataforma, confira todas elas agora.

Os Benefícios de Desenvolver um Site em WordPress:

1. Software Gratuito:

Essa é uma grande vantagem, sobre outras plataformas que cobram pelo uso do software, inclusive mensalmente, algumas ainda abocanham parte das suas vendas no site.

Por isso, desenvolver um site em WordPress favorece seu investimento financeiro focado em criar o site ideal para sua empresa. Aqui estamos falando de baixo custo de implementação.

2. Fácil de Usar

Uma plataforma sem complicações, seu uso básico é útil para qualquer usuário da internet. Sendo assim, você pode adicionar páginas e excluí-las, visualizar seu site em outro layout para ter certeza se quer mudar. São funcionalidades práticas que podem ser alteradas a qualquer hora do dia.

3. Você no Controle

Ao desenvolver um site em Worpress, você assume o controle, o site é seu. Portanto, você decide como ele irá funcionar, você pode reconfigurar, incluir novas informações, incrementar, acionar novas funções, inclusive fazer tudo isso direto do seu celular se preferir.

Isso é uma garantia de autonomia. Você não precisa depender de plataformas fechadas, que cobram valores irreais, além de ter que solicitar a todo momento qualquer alteração que você queira. Você precisa postar um artigo agora? Inserir uma modificação de preços ou trocar um banner? Faça tudo isso de forma bem simplificada.

4. SEO

Acredito que você já tenha ouvido falar no termo SEO (search engine optimzation), são técnicas de otimização para sites e blogs, que buscam colocar seu site nas melhores posições nos buscadores, como o Google, por exemplo.

No WordPress é possível realizar a integração com as mais importantes ferramentas para otimizar o site ou blog, de forma bem prática.

Um dos plugins mais famosos para SEO WordPress, o YOAST, otimiza seu artigo, identificando pontos a serem melhoradas segundo as técnicas de SEO. Com isso, inúmeros fatores de SEO são analisados no texto:

  • Densidade de palavras-chave está entre 0,5% – 2,5%;
  • Se a palavra-chave consta no primeiro parágrafo;
  • Se o título do artigo está muito pequeno;
  • Se a palavra-chave não aparece na URL;
  • Verifica se há menos de 30% de palavras de transição;
  • entre outros fatores.

5. A Comunidade WordPress

Milhares de pessoas utilizam esta plataforma e desenvolvem inúmeros recursos para melhorar a criação de sites e blogs. Sendo assim, você pode se beneficiar de tecnologias digitais aperfeiçoadas para o desenvolvimento de sites em WordPress. É uma transformação digital de grande nível e exclusiva para os usuários da plataforma.

Algumas ferramentas estão disponíveis gratuitamente. Muitos dos plugins são criados por esta comunidade de usuários WordPress, sempre empenhados em novas soluções.

6. Widgets

Estes são recursos avançados de controle de design e estrutura de temas no WordPress, como barra de pesquisas, lista de postagens, menus personalizados, recolocação de categorias, além de gerenciar comentários. Dessa maneira, muitas ferramentas digitais surgem todos os dias para inovar no seu site e blog.

7. Segurança

Constantemente o WordPress atualiza seu software, isso evita ataques e fortalece o sistema de segurança, além disso, existem diversos plugins que podem ser baixados para melhorar o nível de segurança.

8. Plugins

Como você já viu, os plugins são ferramentas que aprimoram o desenvolvimento, a manutenção, inovação e uso do seu site ou blog na plataforma WordPress. Enfim, existem milhares de plugins gratuitos e outros premium.

Confira alguns plugins mais usados:

  • Wassup: Quer saber quem entra no site e qual o percurso do usuário, este plugin faz monitoramento em tempo real. Diante disso, obtenha informações detalhadas e precisas sobre os visitantes;
  • Fluid Video Embeds: Você vai usar muitos vídeos no seu blog ou site, este recurso ajusta automaticamente o tamanho dos vídeos do Youtube e Vimeo, mantendo a proporção.
  • WP-Touch: Permite que você crie um site responsivo para celulares, já que a maioria dos usuários interage pelo dispositivo móvel, é vital que seu site seja amigável para visualizações na tela do celular.
  • Constant Contact: provedor de serviços de e-mail, que permite criar listas de e-mails e enviar boletins para os seus assinantes.

9. Como Desenvolver um Site em Worpress?

Acima você pode descobrir os motivos para desenvolver seu site na plataforma WordPress, mas e agora, como montar seu site?

Existem muitos caminhos, você mesmo pode tentar fazer, contratar um design ou mesmo uma empresa especializada. Certamente, tudo vai depender do que você precisa no momento e o quanto está disposto a investir em tempo e dinheiro.

Portanto, não se esqueça, a experiência do usuário em sites, precisa ser a mais incrível e humana possível. Isso significa que criar um site por criar, não adianta nada. É preciso ser melhor que a concorrência e ter um site funcional e visualmente marcante.

Entender seu público-alvo e o problema que ele enfrenta e como seu site será capaz de se comunicar de forma eficiente, para resolver o problema do usuário, é o que faz toda a diferença ao criar um site.